quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conjuntivite

     Nos últimos dias, cada lugar que você frequenta tem alguem que está com conjuntivite ou tem alguém no seu grupo familiar ou de amigos que está com a doença aqui em Mossoró. Pois bem, falando por mim, minha sogra e todos os que moram em sua casa, filha, neto, enfermeiras encontram-se com a doença, e ja tomei conhecimento que no meu local de trabalho também já tem pessoas com a doença, assim pensei em colocar algumas informações aqui sobre a doença e o tratamento da mesma.
      Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e de "colamento" das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo os olhos tornam-se vermelhos e a secreção pode se tornar purulenta.
     A conjuntivite viral que é que nós temos por aqui é a forma mais comum de conjuntivite, normalmente causada por um vírus chamado Adenovírus. Pode vir acompanhada por outros sintomas de virose como febre, dor de garganta e outros sinais de infecção respiratória.
      A conjuntivite viral é extremamente contagiosa, sendo transmitida através de mãos contaminadas por secreções oculares. A conjuntivite é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste.
      O quadro normalmente começa em um dos olhos, transmitindo-se para o outro 24 a 48 horas depois. A conjuntivite viral é auto-limitada, curando-se sozinha após 7 a 10 dias, sem necessidade de tratamento específico.
     Porém, se os sintomas forem fortes e não apresentarem melhora no decorrer dos dias, um médico deverá ser consultado, uma vez que pode ser uma conjuntivite bacteriana que necessita de antibióticos para ser curada.
    Caso alguém que conviva que você apresente estes sintomas, aqui estão sugestões para evitar o contágio:
    - Não compartilhe toalhas, roupa de cama ou talheres
    - Não durma na mesma cama.
    - Evite contato muito próximo, tipo abraços e beijos.
    - Os dois devem lavar as mãos com frequência.
    - Evite coçar os olhos. Se o fizer, lave as mãos antes e depois.
    - Óculos escuros ajudam na sensibilidade à luz, mas não previnem a transmissão.

      É importante saber que mesmo com todo cuidado, as conjuntivites, principalmente as virais, são muito contagiosas, portanto, invariavelmente a pessoa que divide o mesmo teto acaba se contaminando também.
     Não devemos lavar o olho irritado com soro fisiológico, uma vez que o soro possui sal em sua composição e isso pode irritar mais o olho, o ideal é lavar com água fervida gelada.
      Nunca se automedique. Existem colírios específicos para cada tipo de conjuntivite. Alguns possuem anti-inflamatórios, outros antibióticos e ainda há os com anti-alérgicos.
     Evite ir a lugares públicos isso pode agravar o seu quadro e contaminar as outras pessoas. Quem usa lentes de contato, deve evitá-las ate o desaparecimento total dos sintomas.
   
Anna Patrícia de Oliveira Freire Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário